*Por André N. Fortes (Especialista em Patentes)
A saga “Star Wars”, também conhecida como “Guerra nas estrelas” no Brasil, é altamente conhecida e popular na cultura pop de todo o mundo, e desde a estreia do primeiro filme “Uma Nova Esperança”, em maio de 1977, a saga da família Skywalker conquista o coração de muitos e transcende gerações. Em outras palavras, Star Wars é a definição de clássico.
De fato, sua popularidade é tão gigante, que a data de hoje, 4 de maio, foi informalmente conhecida como “Star Wars Day”, pois a data em inglês, May 4th, se tornou um trocadilho da famosa frase “May the force be with you”, e resultou em “May the 4th be with you”. Normalmente um trocadilho desse calibre passaria desapercebido, no entanto, como estamos falando de Star Wars, naturalmente os fãs se aproveitaram dessa oportunidade e elegeram 4 de maio como o dia oficial não-oficial da franquia.
Porém, basta dessa tangente aparentemente irrelevante, vamos direto ao ponto de interesse: patentes!
Naturalmente, muitos sabem que a famosa saga criada por George Lucas apresenta diversos materiais de direito autoral, no entanto, não é apenas esse lado da Propriedade Intelectual que a Lucasfilms, e agora a Disney, utilizam a franquia Star Wars. De fato, com mais de 200 patentes, fica claro que essas empresas protegem com afinco seus direitos de Propriedade Intelectual.
Pode-se dizer que a Lucasfilms assumiu a vanguarda em muitas tecnologias cinematográficas avançadas usadas para criar experiências mais importantes para os espectadores, haja visto que os filmes da saga são famosos por apresentaram efeitos cinematográficos altamente avançados. Um exemplo, a patente US8477140 da Lucasfilm e intitulada “CREATING CHARACTER FOR ANIMATION”, é um método implementado por computador que permite que designers gráficos criem animações de personagens mais fluidas, realistas e semelhantes à vida real, na tela.
Figura 1 da patente US8477140
Como outro exemplo, a patente US9747716, também da Lucasfilm, e intitulada “FACIAL ANIMATION MODELS”, revela um sistema que permite que designers gráficos criem personagens altamente realistas e até permitem que eles modelem os personagens fictícios para imitar os atores da vida real.
Figura 1 da patente US9747716
Naturalmente, um império como a Disney, que adquiriu a Lucasfilms em 2012, não ficaria para trás na proteção de sua propriedade intelectual. Em particular, foi depositado em 2015 o pedido de patente US9843744, concedido em 2017, que trata de um sabre de luz da vida real. Felizmente, ou infelizmente, a patente não trata de um sabre de luz como apresentado nos filmes, então não será possível derreter portas de metal maciço com esse objeto, porém é a intenção que conta.
Em mais detalhes, essa patente revela um “AUDIENCE INTERACTION PROJECTION SYSTEM”, que compreende um sabre de luz virtual para entretenimento de hóspedes do Parque Star Wars da Disney, através do combate com esse sabre de luz virtual. Ainda, essa patente revela a utilização de um drone para transmitir luz à laser para produzir o sabre de luz virtual, em que um elemento nebuloso aumenta a visibilidade do laser, o que permite que os hóspedes do parque temático usem seus próprios sabres de luz para desviar os disparos do drone. Como se isso não bastasse, o sabre de luz virtual incluirá feedback sonoro, com o zumbido característico do sabre de luz, e entre outros sons que informam os usuários se eles foram atingidos pelo sabre de luz. Assim, temos uma experiência legítima de Jedi na vida real.
Figura 4 da patente US9843744
Não satisfeita, a Disney ainda depositou a patente US10065127, intitulada “SWORD DEVICE WITH RETRACTABLE, INTERNALLY ILLUMINATED BLADE”, que revela um dispositivo de efeitos especiais, semelhante à arma dos jedis e sith, para fornecer um efeito de sabre de luz. O dispositivo inclui dois semicilindros plásticos longos, e esses dois membros do corpo da lâmina são rolados perpendiculares ao seu comprimento, o que cria cilindros compactos de material de pequeno volume que podem ser fornecidos em um par de carretéis em um punho. Para estender a lâmina, um motor fornecido no punho desenrola os membros do corpo da lâmina dos carretéis. Cada membro do corpo da lâmina passa por uma guia de formação de lâmina que aninha os membros do corpo da lâmina semicilíndricos juntos enquanto eles deixam o punho. Para retrair a lâmina, o processo é revertido. A iluminação da lâmina é alcançada com uma faixa flexível de fontes de luz. A tira de fonte de luz é anexada a uma tampa final da lâmina e posicionada no centro dos dois membros do corpo da lâmina, de modo que ela seja puxada junto com os membros do corpo da lâmina durante sua extensão.
Figura 2 da patente US10065127
Novamente, a patente acima naturalmente revela um objeto que não consegue machucar nem uma mosca, muito menos desviar disparos energéticos como se fossem bolinhas de ping-pong, decepar mãos ou derreter objetos metálicos. No entanto, a patente, de fato, apresenta uma lâmina iluminada que se estenderá e se retrairá com o simples acionamento de um botão.
O sabre da patente acima amplia fitas de forma a permitir que elas se envolvam parcialmente e forme um cilindro completo, como se fossem um motor para que ambos os rolos possam ser estendidos e retraídos em sincronia. Então, basicamente, a mágica aqui se resume no sofisticado par de fitas (similares a fitas métricas) motorizada.
Ademais, de acordo com a patente, a “lâmina” do sabre de luz consiste em dois carretéis de material translúcido, que ficam lisos quando totalmente enrolados, como uma fita métrica dentro de seu carretel. Quando cada fita é tirada no final, ela se curva em um semicírculo que forma metade da lâmina. Eles são montados permanentemente para um sabre de luz com uma ponta arredondada que também puxa uma série de LEDs flexíveis que são montados em um terceiro carretel motorizado dentro da moldura do sabre de luz. As duas metades da lâmina são fechadas por uma “forma de lâmina” quando saem do sabre de luz, criando um único feixe de sabre de luz.
Esse sabre de luz será rígido o suficiente para um duelo prático? Apenas o tempo nos dirá. Ou talvez a Força.
Não somente a famosa saga apresenta diversas patentes referentes a grandes inovações, como também a Lucasfilm é titular de diversos Desenhos Industriais referentes a personagens, robôs, aeronaves, objetos, veículos, entre outros, do famoso Universo. Essa proteção permite que os donos da franquia tenham os direitos dos royalties por mercadorias produzidas, como brinquedos. E com mais spin-offs, novos filmes e livros relacionados a série, não parece que a franquia Star Wars ficará sem ânimo em breve, e sem dúvida estará adicionando ao seu arsenal de propriedade intelectual e seu portfólio de patentes.
Vejamos alguns exemplos:
Figuras referentes ao DI do personagem Boba Fett
Figuras referentes ao DI do personagem Yoda
Como se pode notar, pelo fato de Desenhos Industriais protegerem a configuração ornamental de um objeto, naturalmente os DIs da saga serão limitados a brinquedos temáticos da série.
Porém, apesar de parecer algo simples, devemos lembrar que mercadorias como essas movimentam um mercado multibilionário, então é natural que a Lucasfilms e a Disney utilizem de todos os meios possíveis para protegerem suas respectivas propriedades intelectuais.
Como podemos ver com os exemplos acima, fica claro que a franquia Star Wars é altamente conhecida e popular suficiente para movimentar grandes investimentos da Lucasfilms e a Disney. Porém, se esquecermos desse lado monetário, veremos que por trás existem mentes geniais e inovadoras nessas empresas que possuem uma grande paixão pela saga, então é algo natural que essas mentes queiram realizar o sonho de ver o universo fictício se tornar algo real.
Com isso, esperamos que tenham se divertido com a leitura desse artigo, pois é uma pena que esse lado de Propriedade Intelectual de Star Wars é pouco conhecido, pois é ali que ideias, e até mesmo sonhos, se tornam realidade.
Feliz dia Star Wars! E may the 4th be with you!