fbpx

Quais os impactos para o Brasil diante da eleição do novo diretor geral da OMPI?

Quais os impactos para o Brasil diante da eleição do novo diretor geral da OMPI? 2

Daren Tang, responsável pelo escritório de Propriedade Intelectual de Singapura, será o novo diretor geral da OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO). Ele inicia os trabalhos em Outubro de 2020, quando Francis Gurry, deixa o cargo após 12 anos a frente da diretoria da organização.

A eleição de Tang esteve no centro de mais uma disputa entre Estados Unidos e China. Os Estados Unidos fizeram forte campanha a favor do candidato de Singapura a fim de evitar uma vitória de Chen Xu, candidata da China e segunda colocada na disputa. Os norte-americanos alegavam que uma vitória chinesa poderia acabar com a integridade da proteção aos direitos de propriedade intelectual de forma global.

É fato que a China está se afastando dos demais países em termos tecnológicos, especialmente, nesse momento crucial, no qual há uma corrida para desenvolver inteligência artificial, robótica e redes wireless 5G. A empresa chinesa de telecomunicações Huawei, por exemplo, é uma das maiores depositantes de patentes no mundo e a disputa ocorre justamente no momento que a Huawei está sendo sancionada nos Estados Unidos por tentativa de espionagem contra 06 empresas estadunidenses.

Uma outra preocupação dos Estados Unidos é o avanço da China sobre diretorias dos escritórios especializados das Nações Unidas, se a China tivesse eleito a candidata Chen Xu para a OMPI, estaria no controle de 05 escritórios especializados da ONU, num total de 15.

A China, por sua vez, alega que a candidata chinesa era a mais preparada para o cargo e que os Estados Unidos para obterem a vitória ameaçaram países em desenvolvimento a votarem em Daren Tang sob pena de ficarem sem empréstimos do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

E quais as consequências da eleição do Sr. Tang para o Brasil?

Mesmo com essa grande disputa entre Estados Unidos e China parece que a OMPI manterá o mesmo caminho sem grandes transformações. Daren Tang é tão qualificado quanto Chen Xu, que já trabalhava com o atual diretor Francis Gurry.

Uma das vantagens da vitória de Daren Tang é a sua prática direta em escritório nacional de propriedade intelectual. Ele efetuou mudanças significativas no escritório de Singapura que deixou de ser uma simples agência para tornar-se um verdadeiro hub de inovação. Espera-se que essa experiência possa ser aplicada em escritórios de outros países e também no INPI brasileiro, que já dá passos nesse sentido.