Valuation. Esta palavra em idioma estrangeiro, é desconhecida por muitos. Mas o que significa? Qual sua importância no mundo dos negócios?
Temos por valuation a definição de ‘avaliação da empresa’, tanto de seu ativo material, quanto do imaterial. Esta avaliação consiste em determinar o valor para seus ativos, auxiliando a negociação da empresa em compra, venda, fusões, aquisições, etc; a precificação justa de suas ações para fomento de investimentos; o valor estimado de sua marca; etc.
De posse desta avaliação, o investidor terá maior certeza e segurança em arcar com um preço justo e prosseguir com seu investimento numa empresa com alta produtividade e eficiência; e o empresário, além de maior controle patrimonial, terá a noção de quanto sua empresa vale para o mercado também de forma justa e mais real possível, além de obter maior conhecimento sobre a empresa a fim de corrigir deficiências e explorar seus aspectos relevantes, inclusive, detectando necessidade de capital/investimento.
Assim, ao promover o valuation de uma empresa, há que se observar algumas diretrizes. A avaliação deve ser realizada com critérios, de forma sistematizada, e pode ser realizada de 3 formas:
1- Pela renda, ‘Fluxo de Caixa Descontado – FCD’, considerando aspectos contábeis como custo de capital da empresa, preço e lucro; fluxo de caixa; taxa de desconto; valor presente de todos os fluxos etc,.
2- Pela cotação de mercado, ‘Múltiplos’, indicada a empresas de capital aberto com ações sem bolsa, mas também possível a empresas de capital fechado. Usa parâmetros como comparação de desempenho econômico-financeiro com outras empresas semelhantes, faturamento, lucro líquido, EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), etc.
3-Pelos ativos, valor contábil e de liquidação; dependendo da situação da empresa, há possibilidade de valuation mais específico, como para casos de empresas em dificuldades, por meio de Valor Contábil; Valor Patrimonial e Valor de Liquidação.
Fato é que não há método único para avaliação da empresa, é um conjunto de possibilidades, dependendo do enfoque da avaliação e do contexto de cada negócio. Assim, as metodologias apresentadas podem ser utilizadas em conjunto ou isoladamente, dependendo do critério e objetivo adotado.
Em relação aos ativos intangíveis, como marcas, por exemplo, é possível realizar um valuation direcionado, focado na marca específica, em seu mercado, seu público, franquias, licenças, royalties, etc. Neste particular, a avaliação recebe o nome de Brand Equity.
Brand Equity = produto com marca – produto sem marca
Sendo a marca um ativo importante para a empresa, não é raro depararmos com marcas que valem muito mais do que a própria empresa em si. A identidade, confiança e garantia depositada na marca pelo público e pelo mercado é suficiente para estabelecer sua aptidão em gerar retornos positivos à empresa.
Para avaliação de marca, temos os seguintes métodos considerados:
1-‘Custo Histórico’; abrange todo o custo de marketing, publicidade, pesquisa e desenvolvimento relacionados a uma marca durante determinado período de tempo.
2-‘Lucro Prêmio’; calcula-se o valor de um produto competitivo com marca relevante, comparando com um mesmo produto sem marca. O resultado é o ‘lucro prêmio’.
3-‘Valor de Mercado’; método comparativo de transações com marcas de mesmo patamar, realizadas recentemente.
4-‘Pagamento de Royaltie’; sendo necessário estipular um percentual de royalties que poderia ser cobrado de um terceiro licenciado.
5-‘Avaliação de Rendimentos’; avalia a marca por alguns fatores que influem na qualidade da marca e sua sustentabilidade ao longo do tempo.
Estas são algumas dicas e considerações para valuation, e brand equity. Certamente o assunto é mais extenso e complexo. Continuem acompanhando nossas publicações.