* por Miguel Claudio da Silva (técnico em patentes)
Quando pensamos em grandes invenções, um caminho lógico é imaginarmos objetos que nos cercam e impactaram diretamente a nossa história e evolução como raça humana. Entretanto, algumas das nossas maiores conquistas como humanidade foram precedidas por inúmeros e importantíssimos avanços tecnológicos, sendo muitos deles objetos de patentes.
É bem provável que a frase de Neil Armstrong seja das mais importantes e conhecidas frases, quando ele se refere ao primeiro passo do homem na Lua – “Esse é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”. O que poucos sabem, no entanto, é que esse gigantesco salto para a humanidade só foi possível devido ao objeto da patente US3093346, sob o título Space Capsule, e depositada por Alan B. Kehlet, Jerome B. Hammack, Maxine A. Faget, Caldwell C. Johnson, Andre Johannes Meyer Jr., Robert G. Chilton e Willard Blanchard Jr.
No contexto da Corrida Espacial, período pelo qual ficou conhecida a disputa entre URSS e EUA, entre o final dos anos 1950 e meados dos anos 1970, a URSS se destacava pelas suas conquistas, como colocar o primeiro satélite artificial em órbita, o envio do primeiro ser vivo ao espaço, uma cadela chamada Laika, e o envio do primeiro homem ao espaço. Nesse sentido, os EUA focavam os seus esforços para conseguir enviar o homem à Lua, o que até então era impensável, uma vez que os veículos espaciais usados pelos soviéticos não eram manobráveis, ou seja, eles permaneciam em órbita mas não permitiam, por exemplo, uma manobra de aterrisagem na Lua.
O objeto da patente US3093346 resolvia exatamente essa limitação dos veículos espaciais, uma vez que apresentava e reivindicava um satélite espacial, um veículo espacial e uma cápsula, onde a grande inovação era a utilização de três motores responsáveis pelas manobras necessárias do veículo espacial em suas várias fases como entrada em órbita e reentrada na atmosfera, como também meios para controlar a aceleração e desaceleração do mesmo, o que foi primordial para possibilitar todas as ações de pouso na Lua e posterior retorno para à Terra.
A chegada do homem à Lua, mais do que uma vitória americana na Corrida Espacial, possibilitou à humanidade o desenvolvimento de diversas outras tecnologias que são aplicadas no nosso cotidiano, como o sistema de GPS, os serviços que dependem de satélites, entre tantos outros. Sem dúvida, foi um salto e tanto para a humanidade.