fbpx

Novas extensões de nomes de domínio

Extensões de Domínio

Neste artigo, o advogado Fabio Lima leite explica as novas extensões de nomes de domínio disponíveis para registro.

No mês de julho de 2020, o Registro.Br, órgão vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, passou a permitir o registro para novas terminações de nomes de domínio, dentre elas, as seguintes:

Domínios genéricos: app.br (destinados a aplicativos); dev.br (plataformas de desenvolvimento); log.br (logística); seg.br (segurança); tec.br (tecnologia); bib.br (bibliotecários); des.br (designers); det.br (detetives); enf.br (enfermagem); coz.br (gastronomia); geo.br (geólogos) e rep.br (representantes comerciais).

Qual a função das extensões de nomes de domínio?

O registro de domínio nestas terminações específicas facilita a identificação das áreas em que atua seu titular, tornando acessível a pesquisa por elas na internet, além de possibilitar que uma gama maior de extensões estejam disponíveis ao público, além das comumente utilizadas: “.com”; “.srv”; “.org”.

As categorias de domínios já eram bastante amplas, porém, diversas delas são praticamente desconhecidas ou até mesmo não utilizadas pelo público, que sempre prefere a terminação “.com.br” por ser a mais comum. Mas vale ressaltar que esta terminação é aplicável geralmente para atividades comerciais.

Extensões de nomes de domínio agora definem localidade

Além das extensões no nome de domínio que viabilizam a diferenciação acerca das atividades prestadas pelo seu titular, algumas ainda permitem definir a localidade em que se encontra a empresa, por exemplo: bhz.br (Belo Horizonte); sampa.br (São Paulo); Rio.br (Rio de Janeiro), dentre outras.

Também é possível usar o nome de domínio conforme a categoria do seu titular, a exemplo dos profissionais liberais, como advogados, arquitetos, atores, biólogos e profissões relacionadas, que possuem padrões específicos para nomes de domínio, como exemplo, o adv.br (para advogados); ctn.br (contadores); arq.br (arquitetos).

Por outro lado, relevante notar que algumas extensões de nomes de domínio sofrem restrições em virtude da área de atuação do interessado. São pessoas jurídicas que, por conta de sua atividade, estão sujeitas à fiscalização por parte de alguma agência reguladora e, nestes casos, devem comprovar que de fato atuam naquela área e que possuem autorização para funcionar. Alguns exemplos são: am.br (para radiodifusão – necessita de comprovação da Anatel para operar); b.br (para bancos – sujeitos à regulamentação do Banco Central); mil.br (militar – depende de autorização do Ministério da Defesa), dentre outros.

Considerações finais sobre extensões de nome domínio

A variedade de nomes de domínio é relevante para o empresariado, de modo que é possível identificar e distinguir sua atividade, não sendo este cerceado ao uso do nome de domínio pelo simples fato de que existe outro utilizando nome idêntico. Nesse caso, sendo atividades distintas, as chances de registro aumentam, de modo a possibilitar ao interessado o acesso à internet por meio de um website próprio.

Para saber quais são as extensões para os nomes de domínio disponíveis, acessem o site https://registro.br/dominio/categorias/ e, para maiores informações quando ao registro, consultem-nos. Estamos à disposição para atendê-los nesse quesito.