fbpx

Uma equipe de jovens alunos do Curso de Robótica do Centro de Atividades “Mozart Soares Filho”, do Sesi, derrotou 69 equipes do mundo inteiro que disputavam um concurso realizado pela Nasa.

Mascando o chiclete de pimenta desenvolvido pela equipe brasileira é possível voltar a sentir cheiros e sabores dos alimentos que são perdidos em razão da falta de gravidade.

As Etapas do Concurso

As Etapas do Concurso

A primeira etapa ocorre pela análise do comportamento dos integrantes da equipe e verificação da forma de trabalho em grupo.

A segunda etapa consiste no desenvolvimento de um robô composto de peças de Lego, para testar a agilidade e a criatividade.

A última, por fim, foi o desenvolvimento do “chiliclete”, nome dado ao chiclete de pimenta desenvolvido pelos brasileiros.

O Desenvolvimento do “Chiliclete”

O Desenvolvimento do “Chiliclete”

A pesquisa para o desenvolvimento do “chiliclete” durou cerca de 07 (sete) meses.

Quando os astronautas estão em uma missão, eles não são capazes de sentir o gosto de alimentos.

Pensando nisso, os estudantes buscaram maneiras de construir um chiclete com gosto e possível de levar para a viagem.

Eles pensaram na pimenta, que é um alimento termogênico capaz de desobstruir as vias nasais – devido ao ardor da substância – e permitir que o cérebro perceba os sabores do alimento pelas moléculas.

Patente

Os técnicos responsáveis pela equipe de brasileiros durante o concurso, Harumi Victória Fukushima e Flamarion Moreira, disseram em entrevistas que o depósito da patente do produto já foi realizado.

Não é possível dizer ao certo se a patente será concedida, uma vez que não se conhece as minúcias técnicas do produto, isso porque para a concessão da patente é necessário que haja novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

Além disso, os técnicos informam que já há indústrias nacionais interessadas em revender o produto e já entraram em contato com a equipe para uma obtenção de licença.

Vale ressaltar que se a equipe ainda não houver depositado o pedido de patentes, tem 12 (doze) meses a partir da publicação para requerê-la.

Passado esse prazo sem que haja depósito, os brasileiros deixam de ter exclusividade.