As marcas podem ser compostas por dois elementos principais – o nome e seu logotipo. E esses elementos podem estar apresentados em conjunto ou separadamente. Este post pretende explicar como registrar unicamente o logotipo de uma marca.
Esse assunto é bastante detalhado no eBook sobre como registrar uma marca – passo a passo completo, mostra porque é útil e em quais situações é interessante fazer o registro do logotipo de uma marca separadamente do nome.
Aqui serão apresentadas algumas orientações para o procedimento de registro de marca figurativa. Essas orientações têm a finalidade de auxiliar o detentor da marca a registrá-la, caso opte por for fazer isso sozinho.
Existem quatro tipos de marcas:
O procedimento de registro de um logotipo, que é marca figurativa, é similar ao dos demais tipos, porém há algumas distinções relevantes, cuja observação é importante.
Como a marca é figurativa, não tem um nome associado a ela. Por esse motivo ao realizar uma busca na base dados do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é preciso buscar pelo código da figura – estabelecido pela Classificação de Viena que determina os códigos para imagens e figuras a fim de facilitar a descrição e leitura.
Nessa etapa, é necessário buscar a classificação da imagem. Por exemplo, para um logotipo composto pela imagem da Lua, é necessário indicar o código específico (nesse caso 1.7 que trata de corpo celeste e, mais especificamente, da Lua, sempre conforme a Classificação de Viena).
Ao fazer o registro, é importante ser o mais descritivo possível e informar os códigos de figuras e imagens mais parecidas com as do logotipo criado (essa tarefa pode não ser muito fácil, principalmente, para logotipos mais abstratos).
Assim como para as demais marcas, é necessário fazer uma pesquisa prévia de disponibilidade da marca. Por não se tratar de apenas um nome, a pesquisa é mais complexa, e é nesta etapa o código de imagens da Classificação de Viena dá a maior contribuição, pois a pesquisa deverá buscar esses códigos.
Vale destacar que a questão de plágio envolvendo logotipos é algo complexo, pois não envolve necessariamente uma cópia da imagem. É possível identificar o plágio com base na cópia da palheta de cores e da identidade visual de uma marca. Segue abaixo um exemplo:
Nesse caso as marcas parecem diferentes: a primeira é, inclusive, do tipo mista (nome e logotipo) e tem elementos distintos, como a estrela e cor, mas é inegável que a marca plagiadora apenas rotacionou o logo da marca original e se pretendeu proprietária desse design.
É importante observar que não se trata de atribuir à empresa original a propriedade sobre a letra “Z” ou sobre a forma de apresentação utilizada. Entretanto ao registrar a marca, a empresa passa a ter a proteção para o conjunto do design, o que inclui a cor, a forma de apresentação da letra Z e a letra em si.
Uma marca figurativa (logotipo) é registrada da mesma forma que os demais tipos de marca, até as taxas legais são as mesmas. Contudo, existem situações nas quais pode ser estrategicamente mais prudente e vantajoso registrar a marca figurativa.
Diversas marcas utilizam várias formas de apresentação, incluindo versões com ou sem o seu nome. A Nike, por exemplo, utiliza o logotipo sozinho e na composição com variações de textos.
Em casos assim, como a marca é utilizada também em versões sem texto, é necessário fazer o registro da marca figurativa.
Algumas marcas, como a própria Nike e a Apple possuem logotipos tão consolidados, famosos e valiosos que merecem uma proteção jurídica especial. Essa é mais uma situação que indica a necessidade de fazer o registro da forma figurativa.
Essas dicas se aplicam a registro de marcas figurativas e de marcas mistas, e podem auxiliar na busca por proteção eficaz.
Ao registrar uma marca registra-se, entre outras coisas, o tom de cor utilizada, porém é possível que o detentor ainda não tenha decidido o tom de cor que usará. É possível também que ele atue em um segmento no qual faça sentido alterar regularmente a cor do seu logotipo.
Nessas situações é interessante registrar a marca em tons de cinza, pois abre-se mão da proteção da cor, mas ao mesmo tempo ganha-se maior flexibilidade de variações de cor possíveis, de forma a não se limitar a um único tom de cor.
Algumas marcas são construídas em fundos com cores específicas (como o logotipo do Mc’Donalds, que está sobre o fundo vermelho), o que é uma limitação ao número de usos possíveis.
Caso não haja decisão, é indicado o registro o logo com o fundo em branco, pois isso permite utilizar o logotipo sobre qualquer cor de fundo.
Como no caso anterior, abre-se mão da proteção da cor do fundo, mas ganha-se em flexibilidade de opções.
O registro de marca figurativa segue procedimento formal similar ao dos demais tipos de marca, com algumas particularidades. É uma forma de registro adequado para empresas (ou produtos) que utilizem suas marcas em diversas formas (e sem o seu nome) e também para empresas que têm logotipos icônicos e já consolidados.
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