fbpx

Bigtechs: o mercado atual é das empresas de tecnologia

Bigtechs: o mercado atual é das empresas de tecnologia 2

*Por Miguel Claudio da Silva (engenheiro)

 

Startups? Vale do Silício? Negócio Escalável? Fintech? Velocidade de tração? Com certeza, em algum momento, já nos deparamos com alguma dessas palavras e, por mais que não saibamos o significado de cada uma delas, elas já fazem parte da nossa vida em maior ou menor escala.

Esses termos estão diretamente conectados com um dos maiores termos da moda – BigTechs. Em nosso último artigo constatamos que das cinco maiores empresas da atualidade, quatro são Bigtechs, e a tendência é de crescimento ainda maior nos próximos anos. Mas o que é uma BigTech?

BigTech é o termo que normalmente caracteriza as grandes empresas de tecnologia, e que estão, de maneira muito rápida, dominando-o. De maneira geral, essas empresas possuem um modelo de negócio escalável e ágil, que tende a dar resultados expressivos em poucos anos, e em alguns casos, até menos do que um ano.

As BigTechs estão moldando não só o mercado atual, como também ditando as novas tendências tanto de inovação quanto em desenvolvimento de novas tecnologias, produtos, serviços e estilo de vida. Já ouviu falar de Metaverso? Pois está aí um grande exemplo de como uma BigTech pode alterar sensivelmente a maneira como vivemos e lidamos com a realidade.

Quando pensando em inovação, e como já mencionado em outros momentos, usamos como parâmetro as publicações de patentes para mensurar o nível de inovação de uma empresa, uma vez que cerca de 80% das tecnologias desenvolvidas existem só em documentos de patentes, e as BigTechs se destacam de maneira expressiva quanto às suas publicações de patentes.

Só para citar dois exemplos, a Apple, uma das maiores empresas do mundo na atualidade, deposita entre 900 e 1100 patentes anualmente. No Brasil, a maior depositante de patentes no século XXI é a Qualcomm, com mais de 7000 pedidos depositados nos últimos 20 anos. Ou seja, além de dominar o mercado, ditar as tendências atuais e influenciar o nosso estilo de vida, as BigTechs não param de inovar!