fbpx

Bens intelectuais na dianteira do mercado

Bens intelectuais na dianteira do mercado 2

*Por Miguel Claudio da Silva (engenheiro)

 

Como será o mundo daqui 10 ou 20 anos? Em algum momento tal questionamento já passou pela nossa mente e várias hipóteses, sejam elas factíveis ou não, foram levantadas. Muitas ideias e frases filosóficas se iniciam com a metáfora de que o futuro é incerto, entretanto, olhar para o passado pode nos ajudar a imaginar como será o futuro e avaliar as tendências atuais nos ajuda a entender quais serão as tendências futuras. 

 

No mundo corporativo, as mudanças levam alguns anos, ou mesmo décadas, para se consolidar, e esse movimento de avaliar o passado para entender o futuro se torna crucial para o estabelecimento de estratégias de negócios de curto, médio e longo prazo.

 

Um exercício possível é comparar o ranking das maiores empresas da década de 90 com as maiores empresas atualmente (2022). Um fato importante é que na década de 90, a informação quanto ao desempenho das empresas não era tão clara e de fácil acesso, logo, alguns rankings contendo as principais empresas sofrem algumas variações. Para estabelecermos uma métrica confiável, usaremos o ranking das maiores empresas do ano de 1995, divulgado pela Fortune Magazine, em que as cinco maiores empresas eram General Motors (EUA), Ford Motor (EUA), Toyota Motor (JAP), Exxon (EUA) e Royal Dutch/Shell (ING/HOL).

 

Esse ranking nos mostra claramente a predominância de duas áreas entre as cinco maiores empresas, sendo três empresas do setor automotivo e duas empresas do setor de petróleo e gás, mostrando que a tendência da época eram os bens de consumo, principalmente os automóveis. 

 

Já as cinco maiores empresas em valor de mercado em 2022, segundo dados da Companies Market Cap, são: Apple (EUA), Microsoft (EUA), Alphabet (EUA), Saudit Arabian Oil Co (SAU) e Amazon (EUA). Importante citar que esse ranking possui uma grande volatilidade, uma vez que mudanças em relação a altas e quedas de ações tendem a mudá-lo sensivelmente.

 

Analisando o ranking atual, a grande proeminência é de empresas do setor de tecnologia, as BigTechs – quatro empresas e uma empresa do setor de petróleo e gás, mostrando que a tendência dos anos 90 não se estabeleceu com o advindo do novo século. A grande tendência do momento, e que nos mostra a tendência para os próximos anos, é o crescimento das empresas de tecnologia, em detrimento das empresas de bens de consumo. E, a partir dessas construções, podemos responder à pergunta de como será o mundo daqui 10  20 anos, ele será cada vez mais tecnológico e talvez imersivo. A pergunta atual deve ser: como estamos nos preparando para esse novo mundo?