fbpx

Vigilância de Patrimônio Tecnológico

Vigilância de Patrimônio Tecnológico 2

*Por Miguel Claudio da Silva (engenheiro)

 

A busca por informações, de um modo geral, sempre foi de interesse da maioria das pessoas, desde os tempos mais antigos. Nos tempos atuais, com o avanço da internet e, consequentemente, das redes sociais, uma informação circula pelo mundo em questões de segundo – ou menos. 

Entretanto, saber como filtrar e qualificar todas as informações que nos são disponibilizadas é tão importante quanto o acesso a essas informações. O fenômeno das fake news nos mostra isso de maneira recorrente todos os dias.

No mundo empresarial e corporativo não é diferente, e o acesso da informação é vital. Não basta somente desenvolver produtos e/ou soluções inovadoras e de qualidade, também é preciso saber o que os outros players e os concorrentes diretos estão desenvolvendo, de maneira que as estratégias de negócios sejam mais efetivas.

Nesse contexto, uma rede de vigilância tecnológica se mostra fundamental no intuito de obter as informações quanto às inovações e criações de outras empresas. As redes de vigilância mais eficientes se pautam no monitoramento de publicações de patentes, uma vez que cerca de 80% das inovações e criações são encontradas somente em documentos de patentes. 

Dessa forma, receber as informações de patentes de outras empresas, e saber filtrá-las e interpretá-las, é um dos caminhos mais importantes para o estabelecimento de estratégias para o sucesso de uma empresa, e não é apenas uma tendência modal. Tal ferramenta pode eliminar muitos dos obstáculos existentes em uma jornada de sucesso, enquanto negligenciá-la pode resultar em uma jornada mais longa e tortuosa.