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NBA afirma que multará JR Smith por prática de ambush marketing (marketing de emboscada)

NBA

Mais uma vez as tatuagens estão no centro da discussão da propriedade intelectual. Há alguns dias o jogador da NBA, JR Smith, do Cleveland Cavaliers, publicou em seu perfil no Instagram que está sendo ameaçado pela liga a pagar uma multa toda vez que jogar sem cobrir sua tatuagem. A tatuagem em questão faz referência à marca SUPREME de roupas.

A NBA possui um regramento que, dentre inúmeras normas, objetiva evitar concorrência com seus patrocinadores oficiais por meio de ambush marketing de empresas não patrocinadoras. Neste regramento, por exemplo, está estabelecido que os jogadores estão proibidos de exibir quaisquer logotipos ou sinais comerciais nos seus corpos e cabelos.

No entanto, há indícios que a liga norte-americana atue com pesos e medidas diferentes dependendo da situação concreta. Os jogadores Kyrie Irving e Marcin Gortat nunca foram advertidos sobre suas tatuagens. A NBA afirma que nesses casos não há conflitos com os atuais patrocinadores.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que as tatuagens dos jogadores da NBA entram nas disputas de propriedade intelectual. A Solid Oak Sketches, que argumenta ter adquirido os direitos autorais sobre várias tatuagens de jogadores da NBA, está processando a empresa Take-Two, responsável pelo jogo de vídeo game NBA 2K, em que os jogadores aparecem de forma bastante realista com suas tatuagens.

A Take-Two, que não possui autorização da Solid Oak Sketches para reproduzir as tatuagens em seus jogos de vídeo game, alega que se trata de fair use (uso justo), e o juiz do caso está colhendo provas para proferir o veredito. Situações similares, como a famosa tatuagem de Mike Tyson reproduzida no filme “Se Beber Não Case 2”, também reproduzida sem autorização do titular dos direitos autorais, terminaram em acordo.

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