fbpx

Conheça as novidades apresentadas no Global Privacy Summit 2019

Conheça as novidades apresentadas no Global Privacy Summit 2019

Global Privacy Summit 2019: a advogada Milena Grado traz novas perspectivas sobre a privacidade apresentada. Conheça as novidades!

A advogada Milena Mendes Grado que esteve no Global Privacy Summit 2019, organizado pela IAPP – International Association of Privacy Professionals trouxe algumas importantes problemáticas que foram discutidas na conferência.

Geolocalização

Foram feitos muitos alertas sobre a possibilidade desse tipo de dado tornar-se sensível. Diante disso, recomenda-se a coleta desse tipo de dado somente se ele for necessário para o desenvolvimento da atividade.

A coleta desnecessária pode acarretar custos adicionais de proteção e adequação que podem não ter os benefícios correspondentes.

 

Transparência nos Algoritmos

Na verdade, não se trata de transparência literal, que envolveria a divulgação de códigos de modo a violar eventuais segredos comerciais. A transparência para os consumidores está relacionada à capacidade de explicar de forma fácil e inteligível o algoritmo (explicabilidade).

 

Direitos Trabalhistas

Empresas globais vêm enfrentando dificuldades no gerenciamento de dados dos empregados, respeitando a legislação de cada um dos países. Eventuais requisições de informações pelas matrizes podem não se coadunar com a legislação local.

Diante disso, a principal ferramenta para afastar vazamentos é centralizar as informações por meio de um software é categorizá-las.

Devem ser especificados também os acessos ao sistema de acordo com a classificação. Além disso, deve ser criada uma barreira efetiva ao acesso a dados sensíveis.

 

Direito Concorrencial

Muito foi questionado sobre o poder econômico das grandes empresas de tecnologia atualmente.

Há o entendimento geral que a habilidade frequente de violar à proteção de dados ocorre exatamente em função do monopólio dessas empresas. Introduzir legislações de proteção de dados são uma forma de aumentar a competitividade.

No entanto, Christian D’Cunha, Head of The Privacy Office of the European Data Protection Supervisor, por exemplo, mencionou a regulação de modelos de negócio e não apenas do fluxo de dados.

 

Aspectos Gerais sobre o Global Privacy Summit 2019

Vale mencionar, ainda, que muitos especialistas questionaram se o dado é realmente o novo petróleo e se não seria possível chegar nos mesmos resultados econômicos com uma quantidade menor de dados coletados.

Por fim, há uma noção geral que os dados não podem ser vistos sob uma perspectiva individual. É necessária uma visão de proteção da população como um todo.