fbpx

A tecnologia por trás do entretenimento: A patente de Michael Jackson

A tecnologia por trás do entretenimento: A patente de Michael Jackson 2

* Por Leandro Carneiro Fonseca (especialista em patentes)

Lançada em 14 de novembro de 1988 [1], a música Smooth Criminal, de Michael Jackson, teve um incrível desempenho nas paradas musicais em nível mundial. Nos anos de 1989/1988, por exemplo, período de seu lançamento, a música já atingia liderança nas paradas da Bélgica, Holanda, Dinamarca e Israel. No Brazilian Top 100 de 88/89 a canção também assumiu a ponta como melhor música, a preferida dos brasileiros.

Com inquestionável talento musical, Michael Jackson prendia a atenção do público com seu estilo de dança e até hoje inspira dançarinos. Seus passos de dança como o Moonwalk eram de deixar o queixo caído, ainda mais quando combinado com suas diversas técnicas e balanços corporais. E por falar nisso, você provavelmente já deve ter visto aquele em que Jackson inclina seu corpo para frente em uma inclinação de 45 graus, especialmente na música Smooth Criminal, desafiando as leis da gravidade.

Já se perguntou como ele conseguia fazer isso? Como treinava? Será mesmo possível inclinar o tronco até esse ângulo? A verdade é que esse questionamento motivou até mesmo publicações de artigos científicos, podendo ser citado um que foi publicado na revista Journal of Neurosurgery, intitulado How did Michael Jackson challenge our understanding of spine biomechanics?[2]. Nesse trabalho, o médico indiano Manjul Tripathi e seus colaboradores comentam que mesmo bailarinos mais treinados, com muita força no abdômen, conseguem atingir uma inclinação de aproximadamente 20 graus no máximo. Então como é que Michael Jackson consegue uma inclinação de 45 graus, desafiando as leis da física? Bom, não é à toa que ele foi o rei do pop, certo?

A verdade é que esse movimento realizado na música Smooth Criminal, de fato, é impossível para o ser humano, pois desloca significativamente o centro de gravidade sem que a musculatura do corpo consiga suportar a queda. Para isso o rei do pop desenvolveu uma tecnologia que o permitia alcançar tamanha façanha, e posteriormente a patenteou! É isso mesmo! Michael Jackson não é somente rei do pop, seu reinado abrangeu também a inovação tecnológica, ele foi também um inventor. A patente, hoje em domínio público, é mostrada na Figura 1 abaixo:A tecnologia por trás do entretenimento: A patente de Michael Jackson 3

Figura 1: A patente do inventor Michael Jackson – em domínio público.

O artista, ou melhor, o inventor Michael Jackson, patenteou um método e meios para criação de uma ilusão anti-gravidade. Trata-se de um sapato especial que permitia uma inclinação de até 45 graus em relação ao solo (veja mais detalhes da tecnologia a seguir).

No clipe oficial da música Smooth Criminal, Michael Jackson usa fios para executar o movimento, sendo que os fios ficavam praticamente invisíveis. No entanto, do ponto de vista de um show ao vivo, a adaptação dos fios na estrutura do palco e a rápida sincronia que a música demandava para a realização do movimento praticamente inviabilizava a realização da inclinação de 45 graus na frente do público, o que motivou o desenvolvimento desse sapato.

O SAPATO ANTI-GRAVIDADE

O sapato anti-gravidade de Michael Jackson, antigamente protegido na patente US5255452, possui um salto com cavidade em formato de “V”, e foi especialmente desenvolvido para permitir sua inclinação durante a dança (veja a Figura 2, do sapato, abaixo). Para a execução do movimento, a cavidade do sapato se encaixa em um pino, ou cravo, adaptado no chão, de modo a prender o calcanhar do dançarino. Uma vez com o calcanhar preso, o artista se inclina para frente até atingir uma inclinação de 45 graus, superando aquilo que é humanamente possível: inclinação maior do que 20 graus. É importante notar que, ainda que mediante utilização do sapato “mágico”, uma força no abdômen continua sendo necessária para executar a inclinação que desafia Newton. Assim, a habilidade continua sendo necessária para dançar a música Smooth Criminal, mesmo calçando esse sapato especial. Se você achou que agora seria fácil dançar, sugerimos um bom treinamento para experimentar!  

A tecnologia por trás do entretenimento: A patente de Michael Jackson 4

Figura 2: Ilustração do movimento anti-gravidade e o sapato utilizado para os referidos fins. Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-44208275.

A figura do sapato ilustrada acima é bem básica quando comparada com os desenhos da patente, que reproduzimos a seguir na Figura 3. Conforme se observa, o salto (30) do sapato anti-gravidade possui um tampo (60) em formato de “V”, conformando uma fenda (32). Através dessa fenda presente no salto do sapato, este último pode ser encaixado em um pino (50) (ver figuras 3 e 4) encaixado no chão, ou no palco. Assim, o calcanhar de Michael Jackson se fixava no chão, o que o permitia uma inclinação de até 45 graus. Para isso, ele podia também utilizar a força do tornozelo “fixo”, juntamente com a musculatura abdominal, para realizar o movimento.

A tecnologia por trás do entretenimento: A patente de Michael Jackson 5Figura 3: Figuras do sapato anti-gravidade tal como consta na patente US5255452.

A tecnologia por trás do entretenimento: A patente de Michael Jackson 6

Figura 4: Figuras do sapato anti-gravidade tal como consta na patente US5255452.

Agora que você descobriu o grande segredo do rei do pop, nós vamos te mostrar como ele fazia o movimento de inclinação durante um show ao vivo, sem que você sequer notasse que ele estava encaixando o sapato para executar o movimento. 

A “MÁGICA” ERA REALIZADA AO VIVO SEM VOCÊ PERCEBER!

Com muita atenção aos detalhes e evitando desviar a atenção induzida pelo rei do pop, te convidamos a assistir um trecho do vídeo da música Smooth Criminal em um show do Michael Jackson realizado em Munique (1997), disponível no Youtube no link ” https://www.youtube.com/watch?v=_E2r2vOlqvA&ab_channel=LiveMJHighDefinition”. 

Adiante o vídeo até o tempo 4 minutos e 2 segundos: nesse instante Michael está finalizando uma sequência de passos e em seguida se move com os demais dançarinos para o canto direito, propositalmente escuro, do palco. No momento em que o rei do pop e seus artistas se encontram nesse canto direito escuro, a atenção do público é desviada para um dançarino que entra no centro, de posse de uma espécie de dinamite. É nesse exato momento, em que o público está com o foco nesse dançarino ao centro, que Michael e seus dançarinos estão no canto direito escuro encaixando seus respectivos sapatos nos pinos fixados no chão, para a inclinação de 45 graus –  tudo isso sem o público perceber, dado que a plateia está prestando atenção no dançarino ao centro e o canto direito está escuro, impossibilitando enxergar a preparação para o movimento.

 Após o foco no dançarino com a dinamite, uma luz se acende no canto direito, voltando a atenção novamente para o rei do pop e seus dançarinos. Ora, nesse exato momento todos já estavam com seus respectivos sapatos encaixados nos pinos do palco, localizados no canto direito do mesmo, prontos para executar a inclinação de 45 graus. O movimento ocorre no tempo de 4 minutos e 20 segundos do video. Se você pausar o vídeo no momento de 4 minutos e 25 segundos, perceberá que existem, com pouca visibilidade, pinos onde Michael havia encaixado seu sapato para a realização do movimento.

Michael Jackson, assim como diversos outros artistas, foi também um grande inventor. Especificamente no caso dele, existiu inclusive a mencionada patente. Isso porque existiram grandes inventores que, por qualquer razão, não depositaram patente. No caso de Jackson, sua mágica acabou sendo revelada na patente, dada que é publicada.

Curioso não? Esse artigo faz parte de nossa série de posts sobre grandes inventores. Não percam nossa próxima publicação!

 

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Smooth_Criminal#Performance_ao_vivo

[2] https://thejns.org/spine/view/journals/j-neurosurg-spine/29/3/article-p344.xml